A Princesa salva a si mesma neste livro, por Amanda Lovelace


Título: A princesa salva a si mesma neste livro
Autora: Amanda lovelace
Editora: Leya Brasil
Ano: 2017
Páginas: 208 
Skoob: Adicione 


Sinopse: Amor e empoderamento em versos que levam os contos de fada à realidade feminina do século XXI A princesa salva a si mesma neste livro, de Amanda Lovelace, é comparado ao fenômeno editorial Outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur, com o qual compartilha a linguagem direta, em forma de poesia, e a temática contemporânea. É um livro sobre resiliência e, sobretudo, sobre a possibilidade de escrevermos nossos próprios finais felizes. Não à toa A princesa salva a si mesma neste livro ganhou o prêmio Goodreads Choice Award, de melhor leitura do ano, escolha do público. Esta é uma obra sobre amor, perda, sofrimento, redenção, empoderamento e inspiração. Dividido em quatro partes ("A princesa", "A donzela", "A rainha" e "Você"), o livro combina o imaginário dos contos de fada à realidade feminina do século XXI com delicadeza, emoção e contundência. Amanda, aclamada como uma das principais vozes de sua geração, constrói uma narrativa poética de tons íntimos e cotidianos que acolhe o leitor a cada verso, tornando-o cúmplice e participante do que está sendo dito.


   Não é preciso me conhecer bem o suficiente pra saber que adoro livros depoesia, vide meu amor por outros jeitos de usar a boca. E esse livro me fez sentir muitas coisas, entre elas, empatia por todas nós mulheres que fomos representadas nela.

   Lançado de forma independente em 2016, a obra de Amanda Lovelace chegou ao Brasil em 2017 pela editora Leya – obrigada Leya por essa lindeza. A obra é divida em quatro partes: a princesa; a donzela; a rainha e você. E de modo quase leve, como se fosse um diário, a autora conta sua história, e perpassa por temas como: amor, amizades, luto, relações amorosas, abusos, auto aceitação e amor-próprio.

   A princesa da obra sofre pelas expectativas da infância. A donzela pela realidade da adolescência e pela morte que sempre chega a quem amamos. A rainha finalmente se encontra e você finalmente se vê representada.  Isso foi parte das minhas percepções sobre a obra, mas eu senti como se Amanda estivesse tentando contar a história de várias mulheres. A obra mostra o caminho trilhado pela mulher desde as expectativas que nos colocam até o momento em que finalmente encontramos nossa auto aceitação, mensagem essa que pra mim é muito importante.
 
“ repita comigo:
você não deve
a ninguém
o seu
perdão.
— exceto talvez a si mesma. “



Nota:









5 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Li este livro assim que ele foi lançado, mas tenho a versão em inglês, pois prefiro ler poesia na língua nativa dos autores. Assim como os poemas da Rupi, os da Amanda são bem poderosos e fiquei bem feliz de ela abordar saúde mental e gordofobia. Sua foto está linda!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Também comecei a amar livros de poesia através da obra Essa e outras formas de usar a boca, e depois disso comecei adquirir várias obras. Porém eu ainda não tive a oportunidade de adquirir esse título em questão, mas já me deparei com várias poesias dessa obra e fiquei apaixonada pela forma como a autora nos toca profundamente através dessas palavras. Com certeza este título já esta incluso na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo bem?

    Eu também adoro livros de poesias e crônicas, são vários textos que, em algum momento, nos representa. Desse eu só li alguns poemas, mas estou doida para poder terminar de ler os dois livros dela.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  4. Eu estou louca para ler esse livro, sei que vou adorar a leitura! Gostei de ver sua resenha sobre a obra, eu não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Paac! Já tinha reparado nesse título, mas não sabia que se tratava de um livro de poesia. Adorei a sua resenha, mostrou, de certa forma, o que esperar da leitura.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária