O Perigo de uma História Única, por Chimamanda Ngozi Adichie

Créditos da Imagem: Blog Resenhas a lá Carte


Nome: O perigo de uma história única
Autor (a): Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2019
Páginas: 64
Skoob: Adicione 

Sinopse: Uma das palestras mais assistidas do TED Talk chega em formato de livro para os fãs de Chimamanda, e para todos os que querem entender a fonte do preconceito.
O que sabemos sobre outras pessoas? Como criamos a imagem que temos de cada povo? Nosso conhecimento é construído pelas histórias que escutamos, e quanto maior for o número de narrativas diversas, mais completa será nossa compreensão sobre determinado assunto.
É propondo essa ideia, de diversificarmos as fontes do conhecimento e sermos cautelosos ao ouvir somente uma versão da história, que Chimamanda Ngozi Adichie constrói a palestra que foi adaptada para livro. O Perigo de uma História Única é uma versão da primeira fala feita por Chimamanda no programa TED Talk, em 2009. Dez anos depois, o vídeo é um dos mais acessados da plataforma, com cerca de 18 milhões de visualizações.
Responsável por encantar o mundo com suas narrativas ficcionais, Chimamanda também se mostra uma excelente pensadora do mundo contemporâneo, construindo pontes para um entendimento mais profundo entre culturas.



  O perigo de um História Única é um discurso feito pela autora Chimamanda ao canal TEDx, e público em formato de livro pela editora Companhia da Letras nesse ano.

" As histórias importam. Muitas histórias importam. As histórias foram usadas para espoliar e caluniar, mas também podem ser usadas para empoderar e humanizar."

  Em seu discurso Chimamanda fala um pouco sobre sua história e vivências com o que ela intitula de história única e seus perigos. História Únicas como explica a autora é como pegamos uma interpretação e visão e fazemos dela a uma verdade única sem pensar ou refletir sobre outras possibilidades, como em seu exemplo a autora cita a experiência de uma colega que sentiu pena dela por ser africana sem antes mesmo a conhece-la, assim como ela quando criança deduziu que a família pobre  de uma criança conhecida de sua família necessariamente vivia em situação extrema antes mesmo de visitar sua casa e se surpreendeu ao chegar lá.

" Eu gostaria de terminar com essa ideia: quando rejeitamos a história única, quando percebermos que nunca existe uma história única sobre lugar nenhum, reavemos uma espécie de paraíso." 

  Uma obra de poucas páginas porém impactantes, um discurso de tom leve mas com palavras críticas ao modo como histórias são contadas e se tornam a única informação que normalmente são usadas como referência e como devemos ter cuidado com essas formas deterministas de observação, reprodução e apropriação de uma história.






8 comentários:

  1. Olá, Paac!

    A primeira coisa que reparei na sua publicação foi a quantidade de páginas do livro da Ngozi, apenas 64 páginas, isso é muito bom, pois é uma leitura rápida que podemos intercalar entre livros que exigem muito de nós. Achei interessante que o livro é impactante e gostei das citações. Parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Todas as palestras da Chimamanda que viraram livros são incriveis. Eu conheci ela através do Sejamos todos feministas e desde então, todas as palestras dela eu li e inclusive, esse ano vou ler meu primeiro romance dela, tô muito empolgada!
    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei sua resenha e considerações a respeito do livro, eu não o conhecia e nunca li nada da autora mais acredito que sua escrita é bem marcante!

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu ainda não li esse livro mas já vi parte da palestra. Acho super importante falar sobre o perigo de uma história única, sobre como acreditamos que determinadas coisas são como são apenas pelo fato de não termos outras referências, por não termos outras fontes. Espero que mais pessoas possam fazer essa leitura e refletir sobre a questão.

    ResponderExcluir
  5. Posso dizer que a Chimamanda é dona do meu coração todinho! Depois que li "Sejamos todos feministas", tenho uma grande vontade de ler tudo publicado dela e esse já está na lista pronto para ser comprado.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Da Chimamanda eu li só Sejamos todos feministas, mas ela está naquela lista de autores que eu quero ler tudo que publicar. Não conhecia esse ainda, mas parece ser incrível também. Deu para ver que é um discurso impactante e inspirador, e me deu muita vontade de assistir ela falando. Adorei a indicação e com certeza vou adicionar esse livro na minha lista de desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li nada da autora e preciso muito, esse livro é um dos que eu quero ler agora em 2020 e espero conseguir, sei que é uma obra importante

    ResponderExcluir
  8. Oiii tudo bem?
    Não conhecia a obra e achei interessante nunca li nada desse tipo e como ele tem apenas 64 páginas vai ser uma boa pra começar e conhecer . Obrigado pela dica.

    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária