Pensamento Feminista: Conceitos fundamentais


Nome: Pensamento feminista: Conceitos fundamentais
Autor (a): Heloisa Buarque de Hollanda (Org)
Editora: Bazar do Tempo
Ano: 2019
Páginas: 440
Skoob: Adicione 

Sinopse: Um livro que reúne alguns dos mais representativos textos que moldaram o que podemos chamar pensamento feminista. Uma obra de referência capaz de oferecer um repertório fundamental para os estudos de gênero e também para o ativismo. "A missão deste livro é, portanto, a de mostrar o caminho no qual os conceitos centrais do pensamento feminista foram se desdobrando, sendo questionados e dando origem a novas formas de pensar e definir identidades, gênero, subjetividades e sexualidades. A sinalização desse longo processo que constituiu o léxico feminista vai certamente facilitar o estudo das tendências teóricas e o avanço dos trabalhos acadêmicos e políticos no contexto atual", Heloisa Buarque de Hollanda.
As autoras reunidas são: Audre Lorde, Donna Haraway, Gayatri Spivak, Gloria Anzaldúa, Teresa de Lauretis, Judith Butler, Joan Scott, Lélia Gonzalez, María Lugones, Monique Wittig, Nancy Fraser, Patricia Hill Collins, Paul B. Preciado, Sandra Harding, Silvia Federici & Sueli Carneiro.





“ A ladainha ‘’classe, raça e gênero’’ sugere uma paridade entre os três termos que, na realidade, não existe.’’

   Pensamento feminista: conceitos fundamentais é a primeira leitura do Projeto de Leitura Coletiva de obras Feministas, projeto feito em parceria com a Lilian do Poesia na Alma, (patrocínio da Editora Bazar do Tempo que cedeu o primeiro livro) e cujo objetivo é incentivar a leitura de obras sobre o feminismo, compartilhar conteúdo e debater sobre esse movimento que atualmente muito se fala e ainda assim é uma incógnita pra muitos.

  A obra organizada por Heloisa Hollanda conta com 19 artigos teóricos escolhidos por Heloisa e escrito por diversas autoras famosas e engajadas no movimento feminista global.  A coletânea tem como foco artigos direcionados ‘aos conceitos de gênero, sua flexibilidade, interpelações e redefinições’ assuntos esses que de acordo com Heloisa abarcam exatamente o caminho que o movimento de hoje segue com as ativistas jovens.


“ O que significa ‘’feminista’’? É uma palavra formada por ‘’femme’’, ‘’mulher’’, e ignifica alguém que luta pelas mulheres.’’

   Essa foi uma leitura difícil, me vi presa a teorias que pouco conhecia com uma escrita mais teórica do que normalmente tive contato em leituras do formato, mas também tive a oportunidade de conhecer e aprender com autoras atuantes no movimento e estudiosas sobre assuntos incomuns ao acesso mais midiático do movimento como contrassexualidade, amefricanidade e a importância do pensamento feminista negro, feminismo decolonial a relação entre o feminismo, marxismo e capitalismo.

“ A sexualidade é para o feminismo o que o trabalho é para o marxismo: o que nos pertence mais e, no entanto, nos é mais alienado. A reificação sexual é o processo primário da sujeição das mulheres.”

   Pensamento Feminista: Conceitos Fundamentais é uma coletânea necessária, não somente por seu conteúdo histórico acerca do movimento, mas também da diversidade englobada no movimento, nos estudos e autoras.








5 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas parece ser uma leitura importante e necessária. Adorei tua resenha e fiquei curiosa para ler!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi Letícia.

    Eu li uma resenha sobre este livro e fiquei bem curiosa para lê-lo. A sua resenha aumentou meu interesse pela obra, pois tudo indica que é uma leitura essencial. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Leticia, tudo bom?

    Então, eu já trabalho com artigos acadêmicos e científicos e entendo a importância dessa leitura por um viés mais acadêmico. Todavia, por ser essa forma de escrita não me sinto compelida a ler, todos os dias leio essa escrita. Obrigada pela dica e gostei do projeto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ótima resenha! Mas o estilo do livro, voltado pra uma parte mais acadêmica, não é muito o que ando lendo agora (dando aquela pausa depois da faculdade e tal), então eu acabo preferindo histórias com uma trama onde a mensagem do feminismo está no meio dela... Mas adorei a dica!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Estou muito curiosa para ler este livro, já procurei em todo mundo da internet e não encontrei para download :/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária