E vamos de um gênero que eu não lia a um certo tempo e que durante essa leitura eu percebi o quanto senti falta, e A Era da escuridão supriu minha necessidade por fantasia.
Narrado por cinco personagens diferentes: Ephyra, Beru, Jude, Hassan e Anton, descobrimos um pouco sobre a história do reino de Nazirah, os profetas, a profecia que cerca a vida dos 5 personagens e o papel de cada um na história. Uma sociedade dividida entre agraciados (pessoa com o poder da graça) e as pessoas comuns (não-agraciados), um mundo em que aqueles sem a benção da graça se sentem intimidados e temem quem tem a benção, um reino que vive uma forte crise religiosa, precisa lidar com as adversidades e evitar que uma antiga e sombria profecia tome conta do mundo.
Ao iniciar o livro já conhecemos Ephyra, a mão pálida, uma assassina que mata apenas aqueles que merecem, e sua irmã Beru, uma garota de saúde frágil e um grande segredo, ao longo da história vamos acompanhando a relação conturbada e sombria que cerca as irmãs; Jude é um guerreiro da Ordem da Luz, sua missão é manter o profeta seguro, entretanto Jude precisa lidar com mais do que sua missão; Hassan, o príncipe herdeiro de Nazirah, um exilado que busca a liberdade do seu povo e acaba se deixando levar por verdades e mentiras; Anton, um apostador, jogador, um adolescente que até parece comum, apenas parece...e por último temos o Hierofante, um personagem importante, que gera medo no reino, uma figura sombria que usa da religião e fanatismo para convencer pessoas de que os agraciados precisam se 'purificar', o único personagem do qual não sabemos quase nada.
Inicialmente a obra pode ser confusa, como toda fantasia precisamos conhecer a ambientação, os personagens e acompanhar o desenrolar que o autor cria para começar a nos apegar, e a empatia com os personagens não é difícil, particularmente eu adorei quase todos, cada um com sua individualidade (muito bem construída por sinal), tendo sua função na história e envolvendo o leitor. Minhas favoritas são Beru e Ephyra, apesar de sua trágica história de vida e a forma como lida com a irmã, Beru é uma personagem que mesmo tendo pouco espaço na obra tem muito a contar ao leitor, além de ambas terem um mistério interessante a ser contado. Em contrapartida temos Hassan, um personagem que infelizmente não me agradou, sinto que faltou profundidade e carisma ao personagem que para além de um príncipe exilado não existe mais nada.
A Era da Escuridão aposta na diversidade ao contar uma história que como uma boa fantasia é envolvente e finaliza deixando o leitor com uma pulga da curiosidade.
Oi Leticia!
ResponderExcluirAi, eu tenho esse livro em e-book mas ainda não li, eu adoro fantasia e essa parece ser uma ótima pedida e sem contar que eu só vejo pessoas elogiando!
Adorei tua resenha, me deu vontade de começar o livro agora mesmo HAHAHAHAHAHAHA
Oi Leticia!!
ResponderExcluirMenina eu vi a divulgação de lançamento desse livro, achei a premissa dele bem interessante, mas, eu tenho evitado fantasias porque sempre demoro muito mais para lê-las, principalmente quando ela tem tantos POVs. Mas fico feliz que tenha gostado da leitura, quem sabe eu não leio esse livro em algum momento.
Beijos!
Eita Já Li
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirQuando esse livro começou a ser divulgado, eu jurava que era terror. De onde tirei isso? Não faço ideia, mas eu tinha certeza que era kkkk. Descobri esses dias que era fantasia e fiquei super interessada. Amei a premissa e o universo parecer ser muito interessante. Além disso, pelo que você falou, eu acho que vou gostar muito dos personagens.
Lendo sua resenha, fiquei ainda mais curiosa para ler esse livro e ele com certeza vai para minha meta desse ano.
Beijos!
Olá!
ResponderExcluirNossa, onde eu estava que não vi esse livro? hahah
Adorei a sua resenha! É o tipo de livro que chama a minha atenção para leitura!
Bjs
Lucy - Por essas páginas
Oi, tudo bem? Nunca ouvi falar nessa série, mas fiquei interessada, pois faz tempo que não leio fantasia também. Gosto de livros que trazem bastantes personagens, assim a gente pode escolher de quem gosta mais kk Só não entendi de que representatividade você fala.
ResponderExcluirLove, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com