Sempre em Frente, por Rainbow Rowell



   Esse parece ser o ano das fantasias voltando a minha rotina, e essa obra que mistura um pouco de Percy Jackson com Harry Potter consegue ser tão boa e envolvente quanto suas inspirações, ainda mais com um casal tão apaixonante.


   Simon é um adolescente que está vivenciando seus últimos anos no colégio de Watford, um colégio para bruxos, cujo diretor é o maior de todos os Magos, e como em todos os anos anteriores ele precisa sobreviver aos ataque do Oco Indioso, o grande vilão do mundo mágico, lidar com seus dramas adolescente, conflitos amorosos e claro seu arquinimigo Basilton, vulgo Baz, que talvez não seja tão inimigo quanto parece.


" O que significa tomar conta de um poder? Usá-lo? Conserva-lo? Impedir que vá parar em mãos erradas? "


   Preciso dizer que assim que vi a capa do livro eu me senti apaixonada pela imagem que criei dos personagens, e mesmo apostando que iniciar a obra com uma história muita avançada, e sem muita informação do passado dos personagens (exceto pelas poucas lembranças citada durante a obra) seria confuso e me deixaria perdida não foi isso que ocorreu, não é difícil compreender o fluxo que se segue, principalmente pelos elementos que quem já costuma ler fantasias acaba sendo acostumado, como por exemplo o mundo mágico, monstros estranhos (vampiros, goblins entre outros), tantos elementos em comuns das obras de fantasia torna fácil a leitura e a inserção do leitor a essa história  que conhecemos quase no final, já que a obra inicia com os personagens  no seu último ano do colégio de magia.


   Simon é o típico personagem principal com sua jornada do herói, a diferença é que a busca do personagem não é somente em ser um herói e sim para encontrar a si mesmo, construir e entender sua personalidade e individualidade dentro de um universo mágico em que sempre precisou parar de pensar em si para agir como o herói de todos, o que por consequência o afastou de perceber sua própria sexualidade. Baz em oposto a Simon nunca desejou ser o herói e sempre teve um desejo por seu arquinimigo bem como pela liberdade de finalmente poder viver de acordo com seus desejos, no caso viver com a figura de seus desejos: Simon. Penelope é a personagem feminina que mesmo sendo amiga do protagonista e tendo sua história baseada na relação com Simon acaba tendo um leve desenvolvimento na obra e não posso deixar de perceber as semelhanças com Hermione Granger haha.


    Simon e Baz são O CASAL da obra, mesmo com os elementos mágicos e todo o universo criado, é neles que o foco da autora está e é sobre eles que leitor quer saber, ler a forma com que ambos se descrevem, os mínimos detalhes de cada pedacinho um do outro, dá vida a essa aura adolescente da descoberta da paixão de um pelo outro. Rainbow é uma autora que sabe escrever para os adolescentes, equilibrando bem os dramas, tragédias e tons de comédia.


" Se eu peguei a magia dele? Não.  Eu não pego nada. Sou só o que resta depois de você ".


   Sempre em Frente é uma obra juvenil que deixa o leitor apaixonado por Simon e Baz, por suas diferenças gritantes mas principalmente pela possibilidade dessa relação que não parece em nada coisa do destino, e você só saberá o porquê ao ler.



Nome: Sempre Em Frente (Carry On) - Simon Snow # 1 | Autores: Rainbow Rowell | Editora: Seguinte/Companhia das letras | Ano: 2020 | Páginas: 504 | Skoob: Adicione  | 




9 comentários:

  1. Oieee Leticia!
    Então, eu me apaixonei na lataaaa por essa capa. Adoro uma boa fantasia pra intercalar com as minhas leituras amadas de thrillers e essa está na minha lista. Tem todos os elementos de sucesso aí, hein!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua resenha , esse livro parece ser bem interessante com o tema da sexualidade sendo abordado em um universo de fantasia , bem diferente na minha opinião porém parece ser muito legal, com certeza uma receita de sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Tenho visto tanta coisa sobre este livro que minha vontade é comprá-lo já para ler! Essa temática, sendo tão bem trabalhada, ainda mais introduzida em um universo de fantasia trás uma nova visão para a sexualidade e integração, e normalização de situações românticas nesse estilo! Eu amei com certeza a tua resenha!

    ResponderExcluir
  4. Embora minhas amigas super recomendem sempre, eu nunca li nada da Rainbow. Tenho vontade!! E sabe... talvez eu tenha achado a porta de entrada pra escrita da autora. hahahaha Sério! Sua resenha chamou muito minha atenção. E esse é o tipo de literatura infantojuvenil que chama minha anteção. ANOTADÍSSIMO!!!
    Obrigada por me apresentar. Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a obra, mas fiquei com bastante vontade de ler, pois parece ter um enredo incrível e surpreendente, sua resenha me deixou muito curioso para saber da história na íntegra. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  6. oi, Paac. mlr, eu vi a capa e na hora veio algum mangá em mente uahsuhausha
    bem coloridona.
    Parece ser uma história bem construída, os amantes de Fantasia, principalmente na vibe de HP certamente vão gostar ^^
    Tschuss

    ResponderExcluir
  7. Sou muito fã de fantasia! Aliás, é o gênero literário que mais leio entre todos. Então, achei muito interessante o diferencial presente no enredo desse. Curti também o fato de ser um pouco uma mistura de duas grandes referências literárias desse estilo e que fazem muito sucesso entre os leitores,que são Percy Jackson e Harry Potter. Fiquei curiosa pra conferir. Já li algumas obras da Rainbow Rowell no passado e gostei.

    ResponderExcluir
  8. Também estou a voltar a ler Fantasia este ano, procurando algo mais juvenil e legal. Pelo que compreendi, Simon é herói de si mesmo, gosto disso, acho que só podemos salvar a nós mesmos e já é bem difícil e árduo.

    ResponderExcluir
  9. Olá, que bacana saber que gostou do livro, já li outros livros da autora e adorei! Confesso que quando soube desse lançamento fiquei curiosa porém a capa não me chamou muito atenção, achei meio exagerada, entretanto com toda certeza quero ler essa história tenho certeza que autora preparou algo incrível conforme suas considerações.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária