Malala: Minha história em defesa dos direitos das meninas, por Malala Yousafzai

 


     Quem nunca ouviu falar de Malala, a garota corajosa que enfrentou e quase foi morta pelo talibã? Eu me recordo da primeira vez que ouvi a história dela, da emoção e do medo que senti, e ao ler essa obra eu revivi um pouco desses sentimentos e principalmente eu revivi a emoção  de saber que tinha uma garota lá fora do outro lado do mundo que lutou e ainda luta pelo direito das meninas..


    Malala é uma ativista conhecida desde sua infância quando residia em uma pequena cidade, o Vale do Swat, com sua mãe, seu pais e seus irmãos e seguia seus dias estudando, se divertindo e sendo uma criança. Até que sua rotina de vida mudou com a chegada do talibã a sua cidade e ao medo e imposições que faziam as mulheres e meninas, impedindo-as de estudar e sair de casa, a partir desse momento Malala e seu pai iniciaram uma luta pelos direitos das meninas a terem educação em qualquer idade. Sua luta se iniciou aos  11 anos defendendo a importância da educação, aos 12 começou a escrever para BBC sobre a vida sob o talibã, apareceu na televisão defendendo o direito á educação das meninas e aos 14 recebe seu primeiro prêmio nacional da Paz para Jovens do Paquistão, e aos 15 o fatídico momento em que ao voltar da escola leva um tiro do talibã. 


    Apesar de ser uma obra infantil esse livro em questão tem momentos que estão para além da simples emoção, com a narração de Malala sobre a violência em seu Vale, a violência que sofreu ao leva um tiro tendo apenas 15 anos e a violência que ela e muitas meninas sofreram ao terem seu direito a educação tomado. E ainda nos faz refletir sobre o fanatismo religioso e como interpretações errôneas e relações de poder podem destruir vidas. Uma obra que inspira adultos e vai inspirar as crianças. 


  Malala: Minha história em defesa dos direitos das meninas, é um livro cativante, emocionante que conta a história de uma menina que lutou por outras meninas e continua em sua luta até hoje, uma garota que se tornou mulher buscando defender o direito de outras meninas e que inspira a todos a lutarem sempre. 



Nome: Malala: Minha história em defesa dos direitos das meninas | Autores: Malala Yousafzai & Patricia McCormick | Editora: Seguinte/Companhia das letras | Ano: 2020 | Páginas: 200  | Skoob: Adicione 





12 comentários:

  1. Também me lembro da primeira vez que vi as reportagens sobre ela, me lembro o quanto me emocionei e balbuciava o quanto ela era corajosa e forte. É um livro que ainda quero ler e apresentar tambem a minha filha.

    ResponderExcluir
  2. Também me lembro da primeira vez que vi as reportagens sobre ela, me lembro o quanto me emocionei e balbuciava o quanto ela era corajosa e forte. É um livro que ainda quero ler e apresentar tambem a minha filha.

    Simeia Silva

    ResponderExcluir
  3. Oi Letícia, sua linda, tudo bem?
    Não sabia desse livro. Você me comoveu com seu texto, a história dela é realmente chocante e admirável. Quando eu era criança, eu lembro da gente na escola reclamando de tanta coisa, que agora olhando para a realidade dela e de muitas meninas, de serem impedidas de estudar, me faz valorizar mais ainda toda a educação que recebi. E entender que foi um privilégio. Vou procurar o livro. Adorei sua resenha!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma leitura necessária e fundamental, ainda não li nada sobre Malala, mas já vi muitas obras excelentes sobre ela. Espero ler em breve. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Caramba, é "acordar" muito cedo para a vida, né? Tomar consciência do que ela e as demais meninas estavam passando e sendo privadas. Lutar com garra, apesar de todos os riscos. Inspirador! Que história. Sempre, sempre emociona e enleva o espírito.

    ResponderExcluir
  6. Realmente, é uma história comovente e inspiradora! Além de ser uma leitura emocionante dessa ativista tão jovem lutando pelos direitos das meninas a educação também. Acho a história da Malala essencial para inspirar a importância da educação na vidas das jovens e mninas de qualquer idade.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, é uma história comovente e inspiradora! Além de ser uma leitura emocionante dessa ativista tão jovem lutando pelos direitos das meninas a educação também. Acho a história da Malala essencial para inspirar a importância da educação na vidas das jovens e meninas de qualquer idade.

    ResponderExcluir
  8. Malala tem uma história emocionante de luta pelo direito das meninas. Acho de suma importância uma leitura dessas. Li ano passado ou em 2019 rs muito impactante.

    ResponderExcluir
  9. Oi Letícia!
    Malala é uma mulher incrível, que foi forte desde muito jovem e se tornou uma verdadeira inspiração de luta e claro, nos leva a refletir muito sobre o fanatismo e os perigos disso, e sobre como sempre devemos lutar pelos nossos direitos. Ainda não li nenhuma obra dela, mas fico feliz que tenha uma obra sobre ela para crianças também. Vou comprar essa edição assim que possível!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu não li o livro ainda, mas assisti o filme e achei bem impactante. As questões por ela lutadas, é um exemplo a ser seguido.

    ResponderExcluir
  11. Oi Letícia.

    Eu não conhecia este livro, mas pela sua opinião parece ser uma leitura necessária. Com certeza quero conferir pois além de ter uma capa muito bonita gostei de saber que ele também é um livro cativante e emocionante. Obrigada pela dica.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Malala e sua importância para a luta dos direitos da menina <3 É sempre louvável ler resenhas sobre. Não conhecia essa edição, mas adorei, já quero para minha coleção dela. Espero que mais gente possa conhecer e saber de toda a trajetória e luta dela.
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária