Laura Dean vive terminando comigo, por Mariko Tamaki

 



    É sempre incrível a experiência de ler uma obra que não somente aposta em falar sobre diversidade mas trata todo o tema com sensibilidade. 


    Frederica, conhecida por todos como Freddy, é uma garota em seu último ano de colégio que está a um ano apaixonada e em relacionamento com Laura Dean, a garota mais popular do colégio, e tudo seria um lindo conto de fadas se Laura Dean não vivesse terminando com a Freddy. 


    Foi inovador e surpreendete ler esse quadrinho, já que nessa obra não acompanhamos o processo de ''saída do armário'' das personagens e sim o que acontece depois, e como relações tóxicas nos anulam um pouco de cada vez. Freddy é uma garota que está no final do ensino médio, cheia vida, com amigos com os quais se identifica e se sente bem, entretanto se anula e perde um pouco de sua essência e identidade quando está com Laura Dean, a garota mais popular do colégio, que durante toda a obra se mostra insensível, manipuladora e um tanto solitária. 


    A relação de Freddy e Laura é algo já existente no inicio da história, e o que o leitor tem o prazer de ler e acompanhar é como Freddy vai se descobrindo dentro dessa relação conturbada, distorcida e posso até mesmo dizer adoecedora, e seu desenvolvimento em compreender o que a mantém naquela situação que até mesmo a faz se afastar dos amigos. Laura Dean é uma personagem confusa, e é visível como ela trata Freddy, sua namorada, como segundo plano e estepe, ao mesmo tempo que durante suas ações insensíveis vamos notando um padrão de pessoa/personagem que não lida bem com a solidão.


    Laura Dean vive terminando comigo perpassa por várias reflexões de uma relação entre adolescentes, não é um quadrinho sobre se reconhecer como uma garota lésbica e sim sobre relacionamentos internos e externos. 




Nome: Laura Dean vive terminando comigo  | Autores: Mariko Tamaki | Editora: Intrínseca  | Ano: 2020 | Páginas: 3604 | Skoob: Adicione  | Compre na Amazon e ajude o Blog! 






13 comentários:

  1. Oi Letícia!!

    Antes mesmo dessa graphic novel ser lançada no Brasil eu já vinha interessado nela, mas ainda não consegui realizar a leitura da mesma. A premissa para mim é simplesmente envolvente e de certa forma inovadora porque não é comum encontrar material mostrando um relacionamento tóxico entre pessoas do mesmo sexo. Espero conseguir ler essa GN logo!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que era um quadrinho! Mas, tenho visto essa capa em alguns Igs e Blogs, inclusive no Coisas de Mineira. hehehehee
    Achei muito interessante o que vc falou na resenha. Acho que nunca acompanhei uma história que se desenvolve o relacionamento. É quase sempre mais o processo de saída do armário, ou os dramas da "descoberta" em gostar de alguém do mesmo sexo.
    Deve ser uma ótima experiência literária!

    ResponderExcluir
  3. Menina faz tempo que não leio um quadrinho viu, tô pensando seriamente em comprar alguns pra quebrar a rotina. Esse parece ótimo pelo tema abordado.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Quando e li a sinopse desse livro, fiquei muito curiosa. Achei a premissa muito legal, ainda mais por mostrar o desenvolvimento do relacionamento e não o início. Foge do padrão e permite abordar algumas questões bem interessantes. Porém, confesso que o fato de ser quadrinho me desanima bastante, porque é um estilo de leitura que não costuma funcionar bem comigo.
    No entanto, adorei sua resenha e fico feliz que você gostou tanto da leitura. Quem sabe futuramente eu dou um chance e leio né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sensacional! Fiquei simplesmente muito animada e empolgada depois de ler o que você escreveu sobre essa obra. Adorei saber que foi inovador e também surpreendente ler esse quadrinho! Particularmente, eu aprecio bastante quando aborda a questão da diversidade. Sem dúvida, esse conseguiu me conquistar por tratar todo o tema com muita sensibilidade. Muito bom conhecer mais sobre!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Acompanhei o lançamento dessa HQ e achei incrível as ações que a editora fez. Uma proposta bem diferente por sinal. Acredito que eu não teria paciência se alguém fizesse esse "joguinho" comigo. Fiquei curiosa. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Eu acho a ideia do quadrinho super inovadora, e por isso me conquistou demais! Como você disse, trouxe uma outra perspectiva sobre relacionamentos e o quão longe as coisas podem acontecer/chegarem. Espero que muito mais pessoas possam conhecer o quadrinho! Ótima resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Confesso que acho a temática incrível, porque fala como relacionamentos podem ser bem tóxicos. Estou curiosa com a história desde que ouvi falar pela primeira vez!

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca tinha ouvido falar desse quadrinho, mas faz super o meu estilo! Gosto muito de histórias que abordam relacionamentos, ainda mais se fogem do convencional casal 100% feliz

    ResponderExcluir
  10. Eu já vi algumas vezes a capa desse quadrinho , mas não imaginava que era um quadrinho e nem que a história seria assim , fiquei curiosa para saber mais sobre esse relacionamento que aos meus olhos parecia de certa maneira superficial. Gostei de conhecer um pouco mais sobre o livro.

    ResponderExcluir
  11. Mlr, eu vi o título e a princípio achei que era daquela série dos garotos que já amei xD tô doida kkkkk
    Deve ser uma obra sensível e que nos leva a reflexões. Curti a proposta.
    Tschüss

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Interessante a história ser sobre o tipo de relacionamento (no caso tóxico) e não sobre sair do armário, creio que lógico deve ter histórias sobre isso mas gosto também quando outros temas são tratados juntamente com a questão de identidade.

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro young adults porque eles sempre vem com reflexões importantes, ainda que pareçam ser “bobas”, o que não é o caso desse livro. Vou anotar na listinha pra ler ❤️

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária