Seja homem: A masculinidade desmascarada, por JJ Bola

 


   Que vivemos numa sociedade patriarcal é de conhecimento de muitos, não atoa o movimento feminista se constituiu justamente pra combater as injustiças geradas por esse modelo social, o que muitas vezes não se discute nos meios sociais é sobre o peso que esse modelo patriarcal tem na vida dos homens, e é sobre isso que JJ Bola fala em sua obra.


   Traçando uma linha de pensamento que destrincha várias partes da construção e idealização da masculinidade, JJ Bola apresenta ao leitor uma obra que passa por diversas construções criadas durante séculos da vivência humana e que somos acostumados a ouvir e por consequência a tomar pra si e reproduzir, como a famosa e dolorosa frase "homens não choram".


" O que sobra de nós, se nos desconectarmos do que Olivia Gazalé chamou de mito da virilidade? Virilidade, essa palavra perigosa que não possui um equivalente feminino, que logo se torna inacessível a mulheres e a homens que não performam a masculinidade ''normativa'' e que coloca todos os outros seres humanos em condição de subgênero. "


      Perpassando por situações de sua própria vida e alinhando as questões culturais de diversos países o autor vai tecendo criticas a esse modelo do que e como deve ser o homem (sua masculinidade utilizada do jeito correto - ou no caso o modelo patriarcal ao qual são impostos), e como o patriarcado cria ideias e formas sociais de comportamentos verbais e ações da masculinidade rígida e limitada que muitos homens devem se moldar a ter e ser. Para isso o autor inicia expondo falas e frases emblemáticas que homens ouvem e são obrigados a internalizar e reproduzir da infância a vida adulta, como: ''homem de verdade'', a dicotomia do ''cara legal e cara bonzinho'', as regras de invalidação e externalização do sentimento por meio do ''seja homem'' e ''claramente gay'', a soberania de uma gênero e subjugação do outro do ''homens são mais fortes que as mulheres'' e ''homens são lógicos e mulher emocionais''; a sexualização exagerada do corpo masculino por meio da frase ''homens têm mais libido e pensam mais em sexo'' e a normalização de comportamentos destrutivos com a famosa frase ''meninos/homens são assim mesmo',' entre outras frases que retratam e reforçam as imposições e opressões de como um homem deve exercer sua masculinidade mesmo que seja tóxica.


    Não bastasse a análise sobre as frases emblemáticas e a as problemáticas que vem com elas o autor também perpassa sobre outras situações que a masculinidade se torna adoecedora, como a reprodução e reforçamento da violência, a agressividade masculina, as relações sentimentais, sexuais, a compreensão do consentimento, a masculinidade dentro da política, do gênero, da igualdade e transformação. 


" Portanto, ao invés de falarmos em apenas uma masculinidade, deveríamos tentar pluralizar a ideia de masculinidade, nos referindo a ela como ''masculinidades'', para assim representar a identidade masculina como algo não singular, para mostrar que ser um homem é um ato que se desenvolve em múltiplos formatos [...]" 


    Seja Homem não é somente uma obra que tece criticas a um modelo patriarcal e ocidental que influencia e criou a masculinidade tóxica, é principalmente uma obra sobre o que podemos e devemos fazer ou parar de reproduzir que faça efeito nas futuras gerações de homens e JJ Bola não somente tece suas críticas ele dá ao leitor as ações que podem gerar essas mudanças.  




Nome: Seja homem - a masculinidade desmascarada  | Autor: JJ Bola | Editora: Dublinense | Ano: 2020 | Páginas: 176  | Skoob: Adicione  | Conheça o ig do Blog! 







10 comentários:

  1. Caramba, leitura super valida. Acho que deve pontuar bem esses questionamentos.. anotei a sugestão, já quero ler o quanto antes.. o machismo acaba com os homens tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim Val o machismo acaba com homens e mulheres em todas as formas, adoecemos em níveis emocionais e físicos por causa do machismo.

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro mas achei interessante seu ponto de vista. Acredito que o mais importante é termos uma sociedade que respeita todos os indivíduos. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Essa leitura é muito, muito válida, até porque o patriarcado tem mais de um lado e atinge mais de uma vítima. Claro que há vítimas e vítimas, mas não dá pra medir propriamente sofrimentos. Achei bem interessante e já quero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente isso, no patriarcado sempre existem 'vitimas' todos sofremos come ele.

      Excluir
  4. Olá! Eu não conhecia esse livro, mas deve ser uma leitura bem surpreendente por enfatizar a masculinidade tóxica e os problemas que ela traz. Fiquei bem interessada na leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim o livro é excelente e aborda bem esse tema da masculinidade toxica e como ela adoece os homens.

      Excluir
  5. Olá,
    Esse livro parece trazer justamente aquilo conversamos sobre o patriarcado e como o machismo atinge os homens. Vou colocar na lista de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente debyh, o livro fala bem sobre isso dialoga bem com nossa conversa daquele dia.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária