Confissões do Crematório, por Caitlin Doughty



     A morte é uma das certezas que temos na vida, e ainda assim é um tabu, um medo, uma palavra proibida. 


     Aos 8 anos Caitlin teve uma experiência traumática com a morte, que a fez encarar a vida de uma forma diferente dali em diante, criando rituais, regras e comportamentos obsessivos que a ajudariam a não precisar lidar com a morte, agora aos 23 anos ela trabalha em um crematório e nos narra seus dias nesse ambiente em que a morte é quem dita como serão os dias de trabalho.


    Eu tenho essa obra a alguns anos mas só agora me permite a finalmente me entregar a leitura, que inicialmente achei que seria um terror, mas fui pega de surpresa ao ler uma autobiografia que não fala da morte da escritora e sim de suas vivências com a morte. Caitlin é cativante mesmo falando de morte, trazendo suas experiências com corpos, seja os maquiando para que os parentes vejam seus entes como conheciam, seja oferecendo pacotes de cremação, buscando corpos em suas casas ou cremando bebês. 


    Não ouso dizer que é uma leitura fácil, na verdade os detalhes gráficos que Caitlin traz podem ser um ponto de incomodo a alguns leitores, mas sua forma de trazer a morte como seu cotidiano e questionar a dificuldade e regressão social e cultural em como lidamos com a morte e com os corpos dos que se foram é realmente um ponto que pra mim foi importante. E se não bastasse suas experiências que são reais, Caitlin ainda traz ao leitor dados, referências históricas, culturais e sociais que mostram seu cuidado aos estudos, respeitando a morte como um processo que precisa e deve ser visto e normalizado.


    Confissões do Crematório pode chocar alguns mas com certeza ao leitor que está aberto a falar da morte ele traz reflexões que te forçam a sair um pouco dos tabus que foram construídos e cercam um fato: A MORTE. 



Nome: Confissões do Crematório | Autora: Caitlin Doughty | Editora: Darkside Books  | Ano: 2016 | Páginas: 260 | Skoob: Adicione  | Conheça o ig do Blog! & Compre na Amazon e ajude o Blog!




6 comentários:

  1. Primeiramente, achei essa edição linda e um capricho essa capa linda demais! Eu sofro quando a personagem já sofre desde a infância uma experiência traumática, nesse caso com a morte. Realmente é uma parte natural da vida, mas muito tabu e medo envolvem o tema morte. Ótimo pra se trabalhar o tema na trama.

    ResponderExcluir
  2. Estou feito você. Tenho há anos... Agora como vc, quero dar uma agilizada e colocar ele pra jogo. Sua resenha me estimulou a lê-lo e vou encaixar em outubro. Morte e outubro pra mim, combinam... hahahahaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a saga dos livros comprados ganhados que fazem aniversario na estante kkkk.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária