O que achei de Insatiable?


Heey Pessoas, como vão?

   O post de hoje pode ser interpretado de duas formas: uma afronta ou uma critica sincera, assim como a própria serie pode ser interpretada de duas formas: uma sátira ou apenas ruim e sem noção, e é exatamente por essas interpretações que decidi do fundo do meu coração que eu precisava compartilhar minha opinião.

   Insatiable é uma série original Netflix, que sofreu um haterismo enorme quando saiu o trailer. Todo o reboliço com a obra se deu por causa da premissa apresentada no trailer, que era uma garota gorda que sofreu bullying e por vingança ela emagreceu. Tirando todos os motivos plausíveis pra galera meter a boca no trombone e reclamar – vide toda a questão da gordofobia, acho que o maior pecado foram os cortes do trailer.

   A série conta a história de Patty, uma adolescente gorda que sofre bullying na escola desde que se percebe como gente, até que um dia ela briga com um mendigo e é agredida por ele por causa de um bolinho,  por causa dessa agressão ela passou dias sobrevivendo de comida liquida e por consequência perdeu muito peso e ficou “milagrosamente magra e bonita”. A partir daí Patty começa a perceber que pode usar sua magreza como munição na vingança contra as pessoas que a magoaram.

Resultado de imagem para insatiable gif

   Patty é a típica adolescente gorda que realiza o “grande sonho da magreza”, mas além de todo esse assunto que querendo ou não envolve sim o tema da gordofobia, o que mais me preocupou na série não foi somente a relação doentia da personagem com a comida, mas também a que ponto ela chega em sua busca pela beleza, e pela vingança, e foi nesse ponto que realmente imaginei que a série seria uma sátira a essa cultura da magreza e da beleza sem limites. A série é tão exagerada em diversas cenas que não consegui imaginar outra explicação pra aquela cena/situação que estava acontecendo.

   O problema de achar ou me iludir que fosse uma simples série satírica foi que no mesmo ponto que a série exagera nos estereótipos e bizarrices ela também aposta em cenas de aceitação, diversidade e representatividade e talvez pra mim esse seja o maior problema, querer trabalhar de forma superficial temas importantíssimos socialmente numa cena, e no corte seguinte a personagem se empanturrar de comida de forma obsessiva e compulsiva como forma de fugir ou esquivar das consequências de seus próprios comportamentos.

   Como comentei no inicio desse post, Insatiable pode ser interpretada de duas formas, mas acredito que ambas as formas tenham seus problemas, e que mesmo os cortes mal feitos e distorcidos do trailer não sejam motivo plausível pra desculpar a série de suas falhas.
Obs: a série tem cenas de violência e conteúdo sexual, esteja avisado.






4 comentários:

  1. Infelizmente não estou vivendo um momento de auto estima compatível com essa série e pelo que mencionou tenho pra mim que só me deprimiria ainda mais, então eu passo a dica.
    Beijos.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Pois é, meu problema com essa série veio desde que houve a divulgação. Já achei bem cafona o trailer, e sabia que iria tratar de assuntos importante de forma leviana. Seu comentário não é o unico reclamando sobre, e cada vez que vejo mais uma crítica, me sinto tentada a passar bem longe. Adorei a sua opinião sincera, e tem que ser assim <3
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não consegui dar uma chance para essa série. Estou esperando passar mais tempo porque li várias críticas e acompanhei toda a discussão antes mesmo de ser lançada. Eu gosto MUITO dessa atriz e vi que algumas pessoas a atacaram e ele nem tem nada a ver rs.. Acredito que darei uma chance futuramente, mas mais pela atuação dela mesmo. Não estou com expectativa no roteiro e já imagino que se trata de um que não agrega em nada nossa vida =/
    Eu gostei da sua critica, achei sincera <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Oi, Paac, tudo bem?
    Eu ainda mão estava sabendo sobre essa série e gostei bastante da sua sinceridade aqui no post, confesso que não me senti atraída para ver, não me despertou o menor interesse essa premissa, mas pode ser que agrade a algumas pessoas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária