03 Motivos para Ler: Libertem a Mulher Forte


“libertando-nos ao libertar a Mulher Forte.” 

   Para mim é uma tarefa quase impossível citar três motivos para ler qualquer coisa da Pínkola quando o nome já tem peso suficiente para ser lido. Não apenas por mulheres, mas por seres humanos, afinal o que encontramos direta e indiretamente em seus textos é um despertar e curar de arquétipos. É um caminho para criação e amor. Entretanto, coube a mim a tarefa de listar três motivos e espero estar minimamente a altura.


 1. Falar de liberdade é falar de cura 

 Muitas vezes, inflamados pelos desamores da vida, lutamos por causas nobres e justas, entretanto, esquecemos de algo essência e primordial: a liberdade e cura do mundo também tem início com a cura da alma. Um indivíduo de mente e corpo aprisionado, tem sua capacidade discernimento reduzida 

 “Que a cultura e talvez outras pessoas podem nos dizer mentiras sobre muitas coisas, mas existe esta nítida verdade: nós podemos crescer e podemos nos libertar, mesmo quando estamos em prisões de muitos tipos ou de qualquer tipo. Temos as cinco coisas necessárias para ser livres para sempre: o Amor, o Coração, a Imaginação, o Espírito e a alma, que são somente outras palavras para dizer asas”


 2. Tem literatura? Sim. claro 

 Esse é um dos pontos que mais aprecio no trabalho da autora, neste como em outros livros, encontramos diversas referências literárias entre poesias e romances, fábulas, contos e causos que auxiliam a ver além das ilusões. “Gwendolyn Brooks, nascida em 1917, (...) era (...) uma mulher tão ligada à terra e tão prática quanto se poderia esperar conhecer. Tinha uma mansidão, associada a um par de olhos ferozes de águia, que viam o todo e os pequenos detalhes ao seu redor. Seus livros de poesia são muitos, entre eles Bronzeville. 


 3. O arquétipo maior 

   Falar da mulher forte é tratar de um arquétipo que habita homens e mulheres, maior que o arquétipo da mulher selvagem e da mulher sábia. Essa mulher forte resgata um vínculo antigo de fé, espiritualidade e de o poder da criação que emana na vida. Convido tod@s a apreciarem o vídeo clipe da cantora Paloma Del Cerro ‘¡Para todas las mamitas del mundo!’, porque arte é criação e criar é despertar a mulher forte.






10 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Amei a capa e a premissa do livro, seus três motivos são ótimos motivos e eu pretendo pesquisar mais sobre o livro pois a temática me intriga e acho o tema super atual.
    Parabéns pelo post!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Tô procrastinando a leitura de A mulher que corre com lobos há anos e sei que essa é uma autora que preciso ler. Não sabia desse lançamento, mas fiquei interessada, especialmente, porque ele fala de arquétipos (um assunto que gosto muito). A capa não me convenceu, achei-a meio deslocada, mas, talvez, durante a leitura, ela faça mais sentido. Vou deixar na minha wishlist esse também! :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu já havia lido algumas resenhas desse livro mas ainda não li.. Gostei muito de conhecer seus 3 motivos para se ler ele e espero fazer a leitura em breve <3

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Ainda não conhecia esse livro, porém fiquei bem curiosa para ler, principalmente depois de ler seus motivos. Parece ser uma leitura incrível e que só tem a acrescentar!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Adorei os pontos apresentados por voce, foge daquele cliche de motivos que estamos acostumados, sabe?"Ah, porque a história é forte" etc, sao coisas batidas e que ja sabemos. Eu nao conhecia a obra mas certamente vou procurar mais a respeito.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Acredita que nunca li nada da autora? Conheço, claro, a sua fama, mas ainda não tive oportunidade de ler nada dela. Espero mudar isso em breve, pois com seus motivos fiquei mais animada ainda. Adorei <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu preciso tomar vergonha na cara e ler algo da Pinkola, que já me foi recomendado várias vezes. Não sabia desse lançamento e apesar da capa não ter me atraído, estou curiosa pelo conteúdo <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Nunca li nada da Clarissa Pinkola. O livro, Mulheres que correm com os lobos, já está na minha lista de desejados há algum tempo, porém ainda não o adquiri.
    E não conhecia "Libertem a Mulher Forte", porém gostei bastante dos 3 motivos que nos colocou e a capa também me chamou bastante atenção.
    Espero conseguir realizar uma das duas leituras da autora o quanto antes.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lilian. Eu não conhecia esse livro e gostei de ver essa postagem sobre ele. Achei os motivos que você deu bem instigantes e fiquei curiosa para poder realizar a leitura.

    ResponderExcluir
  10. Oi Paac, como está?
    Não conhecia esse livro, o que percebo agora que foi uma falta a ser considerada digna de nota porque achei os motivos para leitura mais do que relevantes. Ainda mais quando a autora é a mesma de "Mulheres que correm com os lobos". Simplesmente imperdível!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária