O despertar de um Assassino




   Se você é apaixonada (o) pela temática de assassinos em série e psicopatas, com toda certeza já ouviu falar de Jeffrey Dahmer, um dos famosos serial killers americano conhecido por cometer uma média de 17 assassinatos em sua maioria envolvendo as formas mais hediondas possíveis. 

  Em o Despertar de um Assassino conhecemos um pedaço da história de Jeffrey Dahmer, um adolescente atípico, tímido e retraído que por seus comportamentos incomuns acaba chamando atenção de colegas do colégio que se tornam figuras ativas em sua rotina escolar e também um meio pra que ele fique menos retraído e preso aos seus costumes e rotinas que diferem da normalidade de um adolescente dos anos 70.

   Jeffrey Dahmer é uma figura caricata, diferente dos padrões dos adolescente típicos do ensino médio dos anos 70, com boa aparência mas com dificuldades relacionais e familiares, que precisa lidar com as pressões ao seu redor e por não conseguir acaba se afastando dos colegas, se vê abandonado pela mãe e tendo que lidar com suas questões sexuais e impulsos de cunho emocional. 


  Partindo da premissa e visão de Derf Backderf um antigo amigo de Dahmer na escola, temos  Dahmer como uma pessoa que a todo custo tentava ter a atenção dos pais e amigos, como forma de aceitação e pertencimento e também de interação, mas acabava tendo que lidar com o abandono afetivo de uma mãe dependente de remédios, um pai que passava mais tempo trabalhando e lidando com a esposa impulsiva do que com o filho, e amigos que o viam mais como um meio de provar a rebeldia e objeto de divertimento do grupo do que um adolescente que precisava de algum apoio. O filme é baseado na obra Meu Amigo Dahmer de Derf Backderf.   

  O Despertar de um Assassino traz ao telespectador um recorte sobre Jeffrey Dahmer, mostrando não somente seus comportamentos socialmente incomuns, mas principalmente um adolescente que precisava de suporte pra lidar com tudo que sentia e encontrou o abandono de suas figuras de apoio e que liberou essas necessidades de outras formas. É m recorte bem pontual mas que permite ver como Dahmer era e como seria trilhado seu caminho como assassino em série. 







16 comentários:

  1. Sempre me pego perguntando se tivessem tratado esse menino de forma diferente se o caminho dele não teria sido outro sabe? Não que eu tenha 'dó' o que ele fez não tem perdão. Mas será que se na adolescência dele tudo tivesse sido diferente, será que ele não teria trilhado outro caminho? Não sei talvez..adorei a indicação!!

    ResponderExcluir
  2. Li sua biografia e fiquei muito pensativo sobre seu comportamento. Nada justifica seus assassinatos, mas parece que ele ficou assim por causa da família o ignorar e por falta de atenção dos amigos e demais familiares. Ou realmente ele já nasceu para ser um psicopata.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu li a Graphic Novel que deu origem a esse filme e logo depois assisti ao filme também.
    Meu amigo Dahmer e O despertar de um assassino, foi uma forma de ver o Dahmer antes dos crimes e fazer a gente pensar que muitas vezes os sinais de um serial killer estão ali tão claros para a gente e não queremos ver. Achei interessante também porque mostra a visão do Backderf depois de o Dahmer ser descoberto e como é que as pessoas que convivem com um serial killer sem saber ficam quando descobrem. Eu imagino o susto e desespero que deve ser.

    ResponderExcluir
  4. Oioi! Não sou das maiores fãs desse tipo de história (minha mãe é mais), mas gosto muito do Alex Wolff, que faz o amigo, pelo que entendi, então fiquei curiosa pra ver. Minha dúvida foi apenas uma: o filme também adota um tom mais biográfico ou dá uma ficcionalizada? Não conheço o livro no qual foi baseado. Abs!

    ResponderExcluir
  5. Olá, lembro que coloquei esse filme na minha lista para assistir e acabei esquecendo, agora com a sua resenha eu vou ver se consigo assistir ele ainda esse mês.

    ResponderExcluir
  6. Eu curto essa temática, mas não conhecia esse filme. Ele tem no catálogo Netflix? Gostaria de assistir, pois fiquei bem curiosa para saber da história dele.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não me aventurei nessa temática de assassinos em série e psicopatas. Acho interessante a proposta de nos apresentar esses assassinos e mergulhar na mente deles e suas motivações. Porém, tenho receio de passar raiva ou sensação pior. Mesmo que permita ver como essa figura em questão era e o que levou ele a trilhar esse caminho como assassino. Embora, nada justifique.

    ResponderExcluir
  8. Como funciona a mente de um assassino ou psicopata é algo que constantemente ronda o interesse do público e eu acho isso tão curioso quanto o próprio interesse das pessoas ...

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lê! Como vai? Nossa, como eu quero assistir a está adaptação! Menina do céu! Eu li "Meu Amigo Dahmer" no ano passado e fiquei extremamente em êxtase com a obra de Derf Backderf. A propósito, vc ar-ra-sou em suas considerações aqui! Preciso mesmo assistir e te agradeço pela incrível lembrança através de sua resenha fabulosa!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Não conhecia essa produção mas pelo título fiquei bem curiosa. Acredito que quem assiste filmes/séries do gênero sempre se questionam o que os levou a agir de tal maneira. Alguns por influência do meio, outros pela ausência dos pais, outros ainda pela maldade interior. Quem sabe dê uma chance. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não assisti ao filme, justamente porque não sou chegada muito no ator. Mas estou convencida que eu deveria ver, até por questões biográficas e também porque o tema serial killer me chama bastante atenção.

    ResponderExcluir
  12. Eu li a já e gostei bastante mas nao tive chance de ver o filme ainda. Dahmer foi o primeiro assassino serial que lembro de ter notícia, ainda lembro do caso passando na TV na hora que tô na mesa comendo a janta kkkkkk de quando ele foi preso. Não sei pq isso ficou na minha memória, talvez pelo fato de eu estar jantando e algum repórter ter mencionado os cadáveres na geladeira. Associei com comida, pode ter sido isso. xD

    ResponderExcluir
  13. Dentre várias histórias de vida de assassinos em série a de Dahmer é uma das que fazem a gente pensar em quanto daquela personalidade foi potencializada pelo meio. Procure ver depois uma cinebiografia sobre ele, interpretada pelo ator Jeremy Renner

    ResponderExcluir
  14. Oi Letícia! Espero que esteja bem.
    Então, essa HQ é a leitura do mês do meu grupo de Crime Scene. Já vou indicar seu post lá, para depois que terminarmos a leitura da Graphic Novel, a gente possa tentar ver o filme também.
    Eu sou psicóloga, e desde a época de formação eu SEMPRE gostei muito de estudar a mente dos psicopatas e serial killers. Acredito que esse filme irá enriquecer bastante nossa experiência.
    Ótimo post.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  15. Oiee, tudo bem?! Esse caso do Dahmer sempre me intrigou. Pq envolve várias questões e relações familiares. Ainda não assisti esse filme pq tô querendo ler a HQ primeiro e devo fazer isso esse mês, mas adorei sua dica e seu post, e já vou querer assistir em seguida!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária