Desgrávida, por Jenni Hendriks



Nome: Desgrávida: Unpregnant | Autores: Jenni Hendriks & Ted Caplan  | Editora: Faro Editorial  | Ano: 2020  | Páginas: 256  | Skoob: Adicione  |  Compre na Amazon e ajude o Blog! 


      Sabe aqueles livros que iniciamos sem pretensão nenhuma mas tendo a minima ideia de que pode ser incrível mesmo que não necessariamente seria excelente? Foi isso que esperei do livro de Jenni e Ted e é isso que tive ao ler essa obra despretensiosa, cheia de loucura e que me rendeu boas risadas. 

      Veronica Clarke é a aluna perfeita, filha perfeita, amiga perfeita e namorada perfeita, mas sua vida desanda ao fazer o teste de gravidez e descobrir que estava grávida. Desesperada, e com medo de ver todos os seus planos para o futuro irem ralo abaixo, Veronica  decide realizar um aborto,  com receio dos julgamentos ela acaba encontrando a aliada mais improvável, sua ex-melhor amiga Bailey Butler.  O problema é que para fazer o procedimento elas vão precisar viajar mais de três mil quilômetros, e essa viagem não será fácil..

      Saber que a personagem está grávida pode parecer um spoiler mas acredite essa descoberta não é o auge da obra, e é justamente ai que o livro envolve, por apostar no processo como o tema principal para envolver o leitor.  Veronica é a tipica garota perfeita do ensino médio, notas altas, namorado, futuro glorioso na faculdade, mas ao decidir fazer um aborto se mostrou diferente daquilo que não só o leitor poderia imaginar que ela era mas também  abriu um leque de possibilidades pra nos apegarmos e gostarmos da trajetória da personagem, Bailey por sua vez é uma personagem mais fácil de sentir empatia - pelo menos pra mim haha, ela é decidida, e representa bem como um adolescente se sente deslocado, confusa e perdido durante os anos do ensino médio e principalmente no final dele; Kevin por sua vez é a faceta assustadora do adolescente que se achas dono do mundo e consequentemente dono do corpo da mulher com quem se relaciona, foi o personagem mais surpreendente da obra de um jeito bem negativo e infelizmente real. 

     Falar de temas adolescentes é realmente fácil a alguns autoras, Jenni e Ted fazem isso com qualidade, mas seu toque  pra tornar a obra mais engraçada é realmente original e bem estilo do que assisti em How I met your Mother, Jenni tem uma escrita fluída e envolvente e inseriu temas tão interessantes de modo leve, até porquê misturar dilemas adolescentes como a descoberta de sexualidade, mudança e encerramentos de ciclos, aborto, família e relação abusiva com toques de comédia não é tão fácil. 

   Desgrávida poderia ser rotulado somente como jovem adulto engraçadinho, entretanto acompanhar adolescentes no processo de auto descoberta numa viagem cujo final é um aborto é mais complexo e envolvente do que apenas rotular como um gênero literário específico.  








9 comentários:

  1. Vi esse livro por esses dias, estava curiosa pra saber do que se tratava. Agora já gostei dos temas abordados, um romance adolescente de vez em quando é muito bom, ainda mais mesclando romance, comédia e um pouco de drama familiar. Gostei da indicação e da resenha, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto esse livro por aí e eu de fato já imaginava que envolveria uma grávida,mas de forma alguma imaginei a profundidade do enredo com temas tão delicados como o aborto. Achei super interessante e como fã de How I met your mother, provavelmente achei as partes engraçadas bem divertidas.

    ResponderExcluir
  3. Hey, tudo joia?
    Eu já havia visto esse livro em outros blogs e lido outras resenhas. Não chegou a aguçar minha curiosidade não... Porém, eu adorei seu relato da obra. Realmente acredito que se tiver meio que um ritmo estilo HIMYM deve ser muito bom e fluído de ler. Achei interessante o retrato do garota, e como você disse que se assemelha a tantos casos reais.
    Quem sabe eu não acabe lendo em algum momento que eu precise de um desafogo das minhas leituras sanguinárias, né? hahahaha
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Oioi! Confesso que olho com certo receio para livros que são escritos por mais de um autor, mas o enredo desse me deixou curiosa. Também fiquei me perguntando se no fim ela aborda ou não rs gosto de livros adolescentes com uma pegada mais comprometida (e meio descomprometida ao mesmo tempo, né?), vou dar uma chance. Abs!

    ResponderExcluir
  5. Exatamente, saber que a personagem está grávida não é o auge da história, portanto, não é um spoiler. Mas já dá abertura para o ponto principal onde a narrativa irá se desenvolver. Bem, ainda não peguei no livro pra fazer a leitura, mas fico curiosa a cada nova resenha que leio a respeito do livro. Esse enredo chama atenção e abordar temas interessantes dessa forma também.

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem? Engraçado que quando lemos o título já pensamos saber metade da história. Mas agora vendo sua resenha percebemos o quanto ainda precisamos saber sobre os personagens. Pelos autores serem responsáveis pela série imaginei mesmo que seria algo mais "engraçado", bom saber que eles pegam outro caminho. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho tanta aversão a gravidez que só pelo título eu corro pras colinas kkkkkkkkk
    Ja vi algumas pessoas comentando desse livro mas realmente não senti vontade de ler. Embora ache pertinente tratar do assunto com jovens, justamente pela questão problemática de gravidez na adolescência e afins...

    ResponderExcluir
  8. Oi Leticia,

    Ler a sua resenha desse livro foi super legal
    Porque sei da sua profissão e que com certeza você colocaria um alerta na resenha se a abordagem não tivesse sido legal
    Gostei que trabalharam um tema bem complexo de uma maneira leve e divertida
    Ja vai pra lista

    ResponderExcluir
  9. Oie!! Eu tenho visto bastante esse livro pelos igs nesse último mês mas é a primeira vez que vejo mais a fundo sobre a história. Apesar de estar bem fora do meu gênero habitual de leitura, eu fiquei bem curiosa pelo desenrolar dessa história. E olha, vc usou uma comparação de peso aí que talvez tenha me ganhado, pq HIMYM é o amor da minha vida! Hahahaha

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária