04 Motivos Para Ler: Não pararei de gritar



   Não Pararei de Gritar: Poemas reunidos, escrito por Carlos Assumpção, decano da literatura afro-brasileira, autor do Protesto-Poema. 


Poesia não é só beleza e romance..

   Como boa apaixonada por literatura, sei que é mais comum encontrar poesias ou livro de poesias famosos que são voltados ao romance, entretanto as poesias de Carlos de Assumpção falam de dor, vidas, sobrevivência e a história dos povos africanos no seu percurso histórico-cultural e a escravidão no brasil. 


As Poesias de Assumpção são histórias de carne e osso..

   Em suas poesias Carlos fala sobre as vivências do povo negro, seu sofrimento durante a escravidão, e os resquícios desse período, hoje denominado racismo seja ele estrutural, cultural, institucional e etc.  Fala sobre a vivência da criança que sofre bullying e racismo por sua pele e cabelo, assim como do jovem da favela que morre levado pelo racismo e violência. 


O povo livre, descendente de reis e rainhas...

   Pouco sei sobre a história do povo africano, e Carlos em suas poesias ilustra de modo simples e rápido a história de um povo livre, descendente de reis e rainhas, protegidos por seu orixás, por sua história, por sua cultura e religião.

''  sou guerreiro
Sou filho de Ogum
Só vou parar de lutar contra tanta injustiça
Quando o sol brilhar ''


Poesia é política e luta..

   Em suas poesias mais atuais, Carlos Assumpção encontrou espaço e meio para lutar, cobrar e não deixar esquecer a pergunta que assola o povo brasileiro atualmente ''quem mandou matar Marielle Franco?''

'' [...] Há no ar silêncio enorme
Não há nenhuma resposta
Será que a justiça dorme ou a justiça está morta''






5 comentários:

  1. Eu ainda não li esse livro mas achei a premissa dele muito incrivel!
    Eu gosto muito de poesia, sempre fico extasiada com a forma que a gente pode trabalhar tantas coisas por meio da poesia né.
    Poesia é mesmo politica e eu já quero esse livro pra ontem! Adorei seus motivos, me convenceram!

    ResponderExcluir
  2. Oiiii

    Eu leio poucos poemas, gostaria de ler mais, mas durante a adolescência li tantos que acho que acabei saturando e ai abandonei de vez. Achei estes supre interessantes por ressaltar a luta e história do povo negro, deve ser marcante. Esse eu acho que leria sim

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Adorei os motivos para conhecer o livro. Não sou muito adepta à poesias, mas depois das suas convicções fiquei mega curiosa, principalmente quando se fala de política. Acho que seria uma ótima leitura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? E tenho feito o possível para conhecer cada vez mais livros escritos por autores negros, estou até participando do desafio da Camilla do ig @camillaeseuslivro, que se chama #lendoescritoresnegrosbrasileiros. Mas, apesar de tudo isso, poesia é um gênero muito complexo para mim, sinto que não consigo compreender tudo o que está escrito, sempre fica faltando alguma parte na minha compreensão. Vou anotar sua dica para pesquisar e dar uma chance para o livro, é sempre bom conhecer novos autores.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  5. Que obra bacana, eu leio pouco esse gênero literária e adorei saber um pouco de que ele traz por aqui! Vou tentar a leitura depois te conto o que achei!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária