SOSELIT #7 – O Preço dos livros...




Heey Pessoas, como vão?

   Esse é o sétimo mês de SOSELIT, e cá estamos de novo pra falar de mais um assunto que bomba nessa atmosfera literária e causa sofrimento (ou não) nos leitores, o preço dos livros.

   Quando iniciei o blog, boa parte das leituras que eu fazia eram com obras do acervo pessoal de uma tia, ganhados de presente (obrigada mãe pelo incentivo) e da biblioteca das escolas, além da estante da minha prima (não posso esquecer haha). Mas com o tempo eu comecei a desejar ter mais livros, até porque tive mais contato com lojas online, e com o skoob, esse site incrível que torna os leitores ainda mais viciados haha, e também nos dá acesso a conhecer mais obras, levando em conta o novo contexto era de se esperar que isso acontecesse, PORÉM, eu percebi que os preços eram pesados pro meu bolso, eu não trabalhava, e não queria ficar pedindo sempre um livro novo, porque sabia que apesar de importante, não era prioridade.

    No momento em que parei e refleti sobre esses preços, percebi que o não poder encaixar essa compra no meu bolso não era algo só relacionado a desejos e prioridades, mas também a forma como os livros são vistos, e o quanto nossa estrutura de divisão de valores é feita de forma errada no país. Entretanto, também me questionei do porquê esses valores eram tão altos justamente quando se leva em consideração as classes sociais com diferenças tão grandes, e a única resposta que encontrei foi, capitalismo. Editoras precisam vender, e precisam valorizar seu produto, quem tem condições paga, quem não tem, adere a formas diferentes como bibliotecas públicas, ou teoricamente não lê, mas nem sempre essa é a única via e sabemos bem.

   E é nesse ponto que entram os E-BOOKS, que na minha opinião deveriam ser a formula pra trazer mais leitores, quando pensamos em era digital e tecnologia avançada, e também em acessibilidade, mas tai as lojas online que não me deixam mentir, ebooks com o dobro do valor do físico ou com uma diferença que sinceramente não faz muita diferença no bolso do leitor. Entre um e-book caro e um físico tão caro quanto, eu sinceramente prefiro o físico, e aposto que não sou a única a fazer essa escolha, então qual o sentido de livros digitais se o gasto é o mesmo ou maior?

   No final de todo esse questionamento e desabafo o que vale mesmo é o valor que você leitor dá a obra, se você poder e quer pagar caro numa edição que pra você vale esse preço, segue em frente e seja feliz, só não deixe de questionar se esse preço é realmente justo.





  Confira o post das meninas participantes do projeto: Eu Insisto; La Oliphant e My Dear LibraryUm metro e meio de livroLivro LabColeções Literárias ; Petalas de Liberdade e Literasutra




11 comentários:

  1. Olha, com certeza o preço dos livros é alto, e nem todos tem a qualidade gráfica, nem digo da história, para cobrarem o valor que cobram. Uma coisa que não consigo entender, por mais que me expliquem é o valor de ebooks ser praticamente o mesmo do físico. Acho um absurdo. E sim, deveria ser usada esta vertente para atrair ainda mais leitores, principalmente pela praticidade dos ebooks.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Olá Paac, eu também já refleti sobre isso. Há anos atrás, eu não trabalhava e consequentemente, não podia comprar livros, que sempre amei ler. Hoje em dia, eu trabalho, tenho um acervo de mais de 1.000 livros e cadê tempo para ler???? Eu acho, que no geral, livro não é caro, mas nem sempre, cabe no bolso de todo mundo. Adorei teu post, me fez refletir mais um pouco.
    Bjos linda!
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiieee

    Nesses ultimos meses reparei que os livros encareceram muito e isso é uma pena, pois em momentos de crise no país deveria ser o contrário pra estimular as vendas. Quanto aos ebooks, acho evoltante encontrar vários livros cujo formato digital é bem mais caro até, ja pensei várias vezes no porquê disso e minha conclusão é que talvez seja mesmo meio proposital, pra convencer o leitor em adquirir sempre o fisico, deixando o digital como eterna segunda opção sempre.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Realmente os livros são caros, quando estava trabalhando comprava bastante. Mas agora está complicado, acabo pegando em biblioteca.
    Espero ter minha biblioteca pessoal um dia.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Concordo contigo que o importante mesmo é o valor que o leitor dá à obra, mas é muito difícil ser leitor no Brasil, né? Os livros são muuito caros e, infelizmente, a gente não consegue dar conta de comprar tudo que lemos, não é? Eu uso muito do método de pegar emprestado, trocar livros que tenho e assinar o KU, onde tem vários livros legais! Adorei seu post muito válido!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu acho que assim como outros tipos de consumo/lazer livros possuem um preço elevado, mas não são caros (edições normais). Porém não vou dizer que é acessível a todos, mas com uma pesquisa é possível sim encaixar no orçamento.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  7. Esse tipo de questionamento abre precedente pra tantos outros... Eu também não consigo entender como pode existir ebook tão mais caro que livro físico, me parece algo surreal demais. A impressão que tenho é que visão só o lucro, nunca o leitor, uma pena.

    ResponderExcluir
  8. Ola
    Realmente tem preços muito salgados, mas por ter mais livros de autores independentes e acompanhar muitas vezes o processo desde o inicio, sei que MUITOS valores , o autor não lucra nada, então acabo comprando. Em lojas on line sempre procuro usar cupons de desconto ou esperar alguma promoção, já os ebooks tem gratis todos os dias, assim como promoções também, leio pouco ebook pois ainda não comprei um leitor próprio, ler pelo celular me dá enxaqueca, mas vou levando.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Há bastante controvérsias a respeito desse assunto, pois ao mesmo tempo em que precisamos ter mais acesso a livros mais baratos, os autores e editoras precisam se manter com isso. Pensava-se que o e-book viria para trazer esse equilíbrio,mas como você mencionou, se o preço está tão ou mais caro que um físico, fica complicado achar uma solução.

    ResponderExcluir
  10. Pois é. Sinceramente, estou super adaptada ao Kindle, e optaria mais por livros digitais se eles tivessem um preço decente. Mas quando vejo mais caros ou do mesmo preço do físico sempre opto pelo fixo também.

    ResponderExcluir
  11. ola.. confesso que gostaria de ler mais ebooks, mas logo resolvo isso com um leitor digital.. e tambem confesso que amo comprar livros mas faço um trabalho de monitoramento de preços pra smepre aproveitar o melgor pro meu bolso.
    Gostei muito do seu texto e reflexao sobre os preços!

    beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária